segunda-feira, 13 de abril de 2015

Resenha: O homem de São Petersburgo

Ficha do Livro

Título: O homem de São Petersburgo
Autora: Ken Follett
Editora: BestBolso
Páginas: 432








          Ken Follett, autor renomado de suspense e romances históricos, tem mais de 20 livros publicados e 100 milhões de cópias vendidas, mais uma vez nos presenteia com uma narrativa maravilhosa, capaz de transportar o leitor para a Londres Pré Primeira Guerra Mundial.

          A história se desenrola no ano de 1914, no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial. O tema central gira em torno da entrada, ou não, da Rússia na guerra, mas a decisão depende de um acordo secreto entre Inglaterra e Rússia, intermediado pelo conde Walden e o príncipe Orlov. Para evitar que o povo russo lute contra Alemanha, um dos integrantes do movimento anarquista – Feliks - decide matar o príncipe, em território inglês. Enquanto isso e ao mesmo tempo, o passado destes e dos demais personagens ameaça vir à tona com revelações surpreendentes.

    O autor não economizou no número de cenas que atingem seu ápice. A trama é de leitura simples e agradável, mas ao mesmo tempo eletrizante exatamente pelos inúmeros pontos altos, o leitor se surpreenderá ao achar que prevê o final da história. No meu ponto de vista, o que mais enriquece o enredo é o fato de Follett aguçar a curiosidade do seu leitor. Além disso, a maneira como os personagens são conectados e, desta conexão, consequências inimagináveis são geradas.

    Mesmo sem ser fiel aos fatos históricos, típico de outras obras do autor, "O Homem de São Petersburgo" traz a dramaticidade correspondente à época, nos fazendo acreditar, muitas vezes, que o trecho lido fez parte da história mundial. Tudo isso se deve à sagacidade do autor em traduzir de maneira realista a ficção criada.

    Follett desenvolveu com maestria seus personagens, principalmente o de Charlotte, filha do conde Walden e Lydia, que abandona a ignorância aristocrática e se tornar uma das principais engrenagens da história, com personalidade, caráter e opiniões.

    Sem sombra de dúvida "O Homem de São Petersburgo" é uma excelente opção de literatura rápida, instigante e bem construída. Espero que gostem. Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!