terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Resenha: Prisioneiros do Inverno

Ficha do Livro

Título: Prisioneiros do Inverno
Autor: Jennifer McMahon
Editora: Record
Paginas: 348









Ao ler a sinopse de Prisioneiros do Inverno, identifiquei uma história de suspense que até poderia ser policial, já que se tratava de pessoas desaparecidas misteriosamente. No entanto, logo nas primeiras páginas percebi que estava diante de um enredo apavorante, mórbido e muito assustador. A leitura deste livro demorou um pouco mais do que o habitual, a trama é surpreendente, mas sou uma pessoa muito impressionável. Sim...senti muito medo! Tanto que somente lia em plena luz do dia...rs!

Vamos ao que interessa: a história intercala capítulos entre passado e presente, o que torna a leitura mais emocionante. Quando o passado atinge seu clímax, a autora continua para o presente e vice-versa, criando assim um ambiente de expectativa e suspense. Jennifer McMahon escreve de maneira fluida e instigante, capaz de fazer o leitor perder o fôlego e recuperá-lo logo em seguida, preparando-se para a próxima surpresa. Genial!

Em 1908, na cidade de West Hall, Sara Harrison Shea conta em seu diário as tragédias da sua vida que incluem Martin - seu marido, Gertie - sua amada filha e Titia - uma índia feiticeira que cuidou de Sara quando sua mãe morreu. Entre as tragédias, Sara revela em detalhes o desaparecimento de Gertie e como ela foi encontrada morta dias depois. Seu relato é carregado de dor, a dor de uma mãe que perde seu bem mais precioso.

A morte da filha amada causou-lhe um sofrimento alucinante e num ato de desespero, ela decide realizar o ritual ensinado por Titia para trazer de volta sua querida Gertie. Afinal Sara já havia visto um “dormente” antes, ela tinha 9 anos e estava explorando a floresta quando deu de frente com Hester Jameson, morta há duas semanas. O que Sara não podia imaginar eram as consequências que seu ato desesperado traria para sua vida e para muitas outras pessoas.

No presente, na mesma cidade, conhecemos Ruthie que cresceu ouvindo as histórias sobre a floresta amaldiçoada e o espírito vagante de Sara Harrison Shea. Para ela tudo não passava de uma tremenda bobagem, a jovem queria sair desta cidade sem graça o mais breve possível. Até que então sua mãe desaparece misteriosamente e restou a Ruthie e Fawn, sua irmã caçula, procurar por pistas e descobrirem o que de fato aconteceu. Investigando no quarto de sua mãe, elas encontram uma cópia do diário de Sara. E a partir daí o mistério vai se revelando capítulo a capítulo.

Prisioneiros do Inverno é uma história repleta de tramas intricados que descortinará num conjunto final. O enredo traz ao leitor uma fantástica e assustadora lenda que discorre sobre a vida e morte, abordando também a dificuldade da maioria das pessoas em lidar com estes temas. Jennifer McMahon amplifica o tom sombrio do livro, evidenciando as tragédias que se acumulam sobre cada personagem, seja ele principal ou coadjuvante. Tudo isso exalta o cenário macabro e aterrorizante do livro.

Na maior parte da leitura, o leitor ficará na dúvida do que é real e do que pode ser ilusão, mas ao final do livro as suposições perderão espaço e terror ganhará o campo das certezas ao passo que os mistérios serão revelados.

            Na minha opinião o livro tem todos os elementos para se tornar um clássico do horror adaptado para as telonas do cinema: uma trama macabra e assustadora, um ambiente sombrio carregado de medo e terror. Uma ótima opção para quem gosta do gênero.

            Sem sombra de dúvida o livro mais horripilante que já li em toda minha vida literária. Para quem gosta de histórias assustadoras e mistério intenso, super recomendo.






Um comentário:

  1. Oi Andrea! Tb gostei muito desse livro, achei a escrita boa e o final teve muita lógica, o que é difícil pra uma história de suspense sobrenatural. Ao contrário de vc, não senti medo e li bem rápido, porém fiquei bastante angustiada em algumas partes!

    PS: pra celebrar um dos lançamentos cinematográficos mais esperados do ano, tá rolando sorteio do livro Cinquenta Tons de Cinza lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!
    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2015/01/promocao-cinquenta-tons-de-cinza.html

    ResponderExcluir

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!