terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Resenha: O Carrasco que era santo


Ficha do livro

Título: O Carrasco que era santo
Autor: Josué Montello
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 100













          Foi assim que o autor imaginou a tia Bilu: baixinha, de olhos muito vivos, voz suave e bem vestida. Uma boa senhora com o gosto de entreter os sobrinhos com histórias infantis. Num belo dia, em que tanto se falava de pena de morte como remédio contra a violência do mundo, tia Bilu lembrou-se de Frei Ludgero o santo que se tornou carrasco. A partir dai a história se desenrola e a encantadora Bilu embeleza o enredo, que a princípio nos parece uma trágica ficção infanto juvenil, mas na verdade nos emociona, diverte e nos faz refletir sobre nossa fé.

        Uma leitura simples, voltada ao público jovem, mas que encanta igualmente aos adultos pela criatividade, imaginação e personagens impressionantes. O autor costura os fatos de maneira graciosa e lúdica.

         Frei Ludgero foi abandonado num convento e lá viveu até os catorze anos. Nesta época conheceu o circo e se encantou com o que viu. Então quando o circo partiu Ludgero partiu com ele. O santo permaneceu no circo por dez anos e lá aprendeu de tudo, tanto que substituía qualquer um dos artistas: trapezista, mágico e até mesmo o palhaço.

          Porém o chamado divino nunca se calou em seu coração e então, mais uma vez ele partiu, desta vez do circo. O frei seguia pela estrada, caminhando sem destino, eis que entra em cena o personagem mais encantador do livro, Miudinho um cachorrinho preto muito vivo e inteligente que o ”fez voltar ao caminho de Deus”, disso Ludgero não tinha dúvida.

          Mas então o carrasco do reino, onde vivia o Santo, morreu. Segundo as ordenações do reino, o filho do carrasco assumiria o cargo, porém o filho mais velho do carrasco ainda era um garoto.  Neste caso, ainda segundo as ordenações, na impossibilidade para a designação do novo carrasco, as funções passarão a ser exercidas pelo capelão da cadeia: Frei Ludgero!

          Surpresas agradáveis, personagens encantadores, fatos, mistérios intrigas e muito mais é o que vocês irão encontrar nesta leitura deliciosa. Uma história que nos faz viver outras emoções e experiências, além de dar mais vida ao mundo ao nosso redor.


Esta tia Bilu...
               Baixinha, de olhinhos muito vivos, voz suave, sempre bem vestida, e ainda bonita, foi ela quem me contou, quando eu era menino, as mais belas histórias que me ficaram na lembrança.
               Houve um dia – não posso precisar a data, mas presumo que eu andava pelos oitos, nove anos – em que meu gosto de contar histórias como que se aprimorou ainda mais.
               Pegou-me pela mão, levou-me para um canto da varanda, na hora suave do cair da tarde, assim que acabei de preparar meus deveres escolares para as aulas do dia seguinte. Fez-me sentar ao seu lado, no gostoso balanço entre samambaias-choronas, e preveniu-me:
               - Não te espantes com o que vou te contar. Hoje, vais ouvir a história do carrasco que era santo. Fala-se tanto em pena de morte, que me lembrei de te falar de Frei Ludgero.
               Dei um pulo no balanço, como se uma mola, dentro de mim, me atirasse para cima, e de pé, em frente de tia Bilu, perguntei-lhe, ainda com os olhos aumentados pelo espanto:
               - E o carrasco era um frade?
               Tia Bilu confirmou com a cabeça, sempre de carinha contente.
               E acrescentou:
               - Sim, sim. Isso mesmo.
               E eu ainda desconfiado, como se tia Bilu, pela primeira vez na vida, estivesse a me dizer um disparate:
               - Um frade que matava os condenados, na praça pública, diante do povo? – indaguei, com um resto de dúvida.
               Ela riu alto, com aquele risinho bom que lhe cavava duas covinhas nas bochechas bem cuidadas, e confirmou:
               - Isso mesmo.”


          




2 comentários:

  1. Oi Andreia!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas logo de cara me encantei pela capa! Depois, lendo sua resenha, imagino que seja um livro bem gostosinho de ler e me interessei bastante. Já vou colocar na lista de possíveis futuras leituras de 2015! hehe

    PS: tá rolando um sorteio do livro A Garota que Eu Quero, lá no blog! Pra participar é bem simples: basta ser seguidor! Corre lá!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/2014/11/promocao-ano-novo-livro-novo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelly,

      É isso ai: leitura agradável, super fininho dá para ler numa tarde ensolarada no parque!

      Beijos

      Excluir

Depois de aprovado, seu comentário poderá ser visualizado.
Obrigada pela visita!